terça-feira, 3 de junho de 2014

Anatel contra MpXs: bom pra você?

(originalmente escrito para uma seleção de colaboradores em 2010)

A Anatel está entrando em guerra contra os celulares genéricos com números cada vez maiores depois da sigla Mp. Os Mp9, 10, 11, já vi até 12, estão fazendo a cabeça das pessoas principalmente por prometer recursos raros ou inexistentes nos celulares comuns. A possibilidade de assistir a TV aberta talvez seja o recurso que mais chama a atenção, principalmente para as pessoas que tem algum trabalho daqueles de não fazer nada, como porteiros, seguranças, etc. A TV é uma distração e tanto, além de poder ser facilmente carregada e escondida, caso o patrão não aprove.

E esse recurso não bate muito bem com as idéias das operadoras, que querem vender TV pela sua rede. Entra nessa categoria também a capacidade dessas engenhocas de utilizar 2 chips, o que não é muito legal pela aversão que as empresas de telefonia têm da concorrência.

Esses celulares são bem baratos e têm tecnologias notoriamente inferiores, como suas câmeras, sem falar no controle de qualidade que não deve exist... ser tão rigoroso como o das grandes marcas. Mas mesmo considerando tudo isso, mais o fato que são fruto de contrabando e não pagam impostos, eles podem beneficiar os compradores de celular.

A Anatel disse que eles atingiram 4,5% das vendas em São Paulo no fim do ano passado, o que ultrapassa a barreira imaginária dos 3% "normais" de produtos da linha cinza, os produtos contrabandeados. Isso significa que os impostos desse tipo de produto deveriam ser reduzidos, para cortar o crescimento desse mercado paralelo. Juntando esses dados com a vontade das operadoras de vender mais serviços e evitar a concorrência bem do seu ladinho, poderíamos ter uma redução significativa nos preços dos aparelhos celulares.

O Brasil já está bem na fita, trazendo os principais lançamentos mundiais, sinal que os fabricantes têm esperanças no nosso mercado. Com uma ação do governo e uma ajuda das operadores, podemos ter um mercado de telefonia móvel muito promissor e usuários aproveitando para ter o celular dos sonhos.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.