terça-feira, 18 de março de 2014

PS Vita: primeiras impressões


Pela primeira vez eu tenho um console portátil na minha vida. Nunca me adaptei bem a jogar em smartphones, me limitando aos casuais mesmo, e olha que até tentei usar joysticks em tablets. O PS Vita foi minha escolha pelo uso do PS3 e pouca credulidade com o 3DS. Então vamos às primeiras impressões, depois de uns dois meses de uso.

A primeira coisa que me desgradou muito foi a impossibilidade de usar mais de uma conta na PSN. Eu tenho uma conta de Portugal, já que quando comprei o primeiro Playstation 3 não havia PSN brasileira e eu não sabia que era melhor, e mais barato, ter uma conta americana. Quando vi que a conta europeia não era uma boa, fiz uma segunda nos EUA pra comprar jogos e DLCs, mas sempre usei prioritariamente a original, pois já tinha meus amigos, meus saves, troféus, etc.

Agora no Vita, estou usando a conta dos Estados Unidos porque é onde está meu serviço Plus e para comprar outros jogos. Então larguei todo o histórico que tinha. Legal. Mas talvez o maior problema de não poder ter outras contas é a dificuldade de emprestar o Vita. Quando alguém quer jogar com ele, não tenho a opção de criar um usuário pra ele ou ter um usuário genérico para visitantes. Isso mesmo: não é possível ter outro usuário no Vita, não é só na PSN. E como cada jogo lida com a questão de sessões diferentes de maneira diferente (ou não existe a opção, ou foi pessimamente implantada), frequentemente tenho alguém atrapalhando meu progresso em algum jogo.

Outro problema é a "pega" do console (ui!). Os botões são bons e tals, mas a mão fica cansada facilmente por falta de suporte. Isso já acontece no joystick do PS3 pra mim que tem mãos grandes, o que acho que foi bem resolvido no PS4, então estou esperando chegar um grip da China e reportarei aqui.

Estou com um cartão de memória de 16GB, mas já querendo um de 32, principalmente porque tenho vários jogos "dados" pelo serviço Plus. Depois farei posts sobre os jogos, mas também acho essa ideia de um cartão de memória proprietário uma merda, mas fazer o que?

O sistema do Vita funciona bem, apesar de meio confuso e pouco intuitivo. E nessa hora fico feliz de ter uma memória limitada, porque não quero usar nada nele que não sejam jogos, já que ele é uma bosta fora deles. O navegador de internet por exemplo, não roda nem HTML5, o que já dá uma dica da tragédia.

No geral estou feliz com a compra, principalmente para viagens, quando fico longe do meu PS3. Eu sabia da limitação do Vita com relação a pouca variedade de jogos e não me incomodo tanto pelo fato de que ele me deixa disposto a jogar coisas mais antigas, que eu não animaria numa TV de 40 polegadas em fullHD, como a série Metal Gear que pretendo pegar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.