quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Worst Cup

(postado originalmente em 2007)

Apesar desse espaço não ser dedicado ao futebol, mesmo com o nome e as expressôes usadas na abertura, não dá pra não falar da Copa do Mundo de 2006.

Nessa, que na minha opinião foi a pior de todos os tempos, a cabeçada de Zidane foi só a cereja da atual realidade de um esporte que está acabando pela violência. E os hooligans são seu menor problema.


O futebol tem regras como todos os esportes. Elas servem para garantir que o jogo funcione. Assim, este é um jogo em que se manipula uma bola com os pés para alcançar o gol. Os jogadores só deveriam utilizar os pés na bola e as mãos, tirando o goleiro, só não são amarradas para dar equilíbrio ao corpo. Exemplo: se um jogador puxa a camisa do outro, deveria ser expulso. Isso não faz parte do jogo e fica óbvia a intenção de atrapalhar a jogada.

Você já viu o Ronaldinho Gaúcho fazendo embaixadinhas? Você imagina do que ele é capaz no campo? Porque será então que ele não dá dribles incríveis a todo momento? Porque ele tem medo de ter a perna decepada pelas travas do zagueiro.

Parece que ninguém percebe o quanto as regras estão sendo quebradas. Carrinhos, pernadas, empurrôes, são todos considerados jogadas normais, até mesmo pelos narradores de futebol. E o "jogo de corpo"? Joga-se o corpo no adversário e está tudo bem, jogada legal. Se o Ronaldinho dá um olé e passa pelo jogador, deve ficar tremendo de medo de tomar um bico por trás.

Isso tudo resulta em mais e mais violência. Os juízes também têm medo de marcar as faltas. Se um time acha ruim, são onze contra ele e seus auxiliares, que estão lá, fora do campo. Até chegarem com polícia e tal, ele já virou passageiro de ambulância. Não dá pra ter autoridade.

Aí, se um cara chuta a cabeça do outro jogador numa dividida, toma cartão. Amarelo, afinal, foi sem querer. Tudo bem que foi sem querer, apesar de muitas vezes não ser, mas o jogador tem que aprender a jogar sem fazer essas coisas. Se não consegue, por acidente ou incompetência, sái, porque esse tipo de jogada não faz parte do jogo.

Como ninguém consegue jogar futebol, os times ficam naquele jogo burocrático, tentando achar uma brecha pro gol e quando conseguem, se fecham em retranca para segurar o resultado de um a zero. E tome pernada.

Veja o descontrole dos jogadores atualmente em um vídeo no YouTube (link aqui):
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.