sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Celular = Computador

(postado originalmente em 2009)

Alguma vez você ficou impressionado com algum celular? Vendo um iPhone manejar fotos, vídeos e música ou um Nokia com câmera de 5 megapixels, disse algo como: "Nossa! Isso parece um computador!"? Pois saiba que cada vez mais, esses aparelhinhos que carregamos o dia todo se parecem e funcionam cada vez mais com um computador.




Além de todos esses recursos que vemos por aí (câmeras incríveis, GPS, telas enormes, etc.), os celulares mais avançados já têm até placa de vídeo. Sim, esse item dos computadores indispensável para rodar jogos, que facilita a visualização de vídeos e melhora o desempenho geral de computadores de mesa e notebooks, já está presente nos celulares.

Além de tudo que temos que olhar para escolher um modelo de telefone móvel adequado para nossas "necessidades", agora vemos descrições parecidas com as que procuramos para dar um upgrade em nossos desktops e portáteis: processador tal com tantos megahertz, memória RAM de tantos gigas, memória dedicada de vídeo de tantos megas, resolução de tela, sistema operacional, teclado e até mouse (ou coisa que o valha) em alguns aparelhos.

Veja o aparelho que a Samsung anunciou recentemente, que é provavelmente o celular mais carregado de recursos do planeta: o modelo i8150 INNOV8 (aqui pronunciado "inovate", como SK8, de skate). Ele tem uma câmera de 8 megapixels com autofoco e estabilizador de imagem, GPS e 3G, mas o que chama atenção são as características técnicas: 128 mb de RAM, 8 ou 16 gigas de memória, acelerador gráfico 3D, sistema operacional Symbian e touchpad ótico (como o "mouse" dos notebooks) entre outros.

Principalmente no campo dos smartphones voltados para trabalho, já é comum discutir a competência do processador de cada aparelho, para saber se ele aguenta o tranco de usar aplicativos de texto junto com internet, por exemplo. Imagino quando a tecnologia irá somente facilitar nossas vidas, sem exigir tanto conhecimento para escolher um "simples telefone".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são altamente moderados visando uma conversa interessante, então não perca seu tempo.